Menu

Resenha - Perdão Leonard, Peacock

Olá coisas lindas tudo bem ? Vamos de mais uma resenha!
Capa do livro na versão americana
Em Perdão,Leonard Peacock,Mathwe Quick - autor de o lado bom da vida- nos conta a vida de Leonard,um garoto - apaixonado por Hamlet - que no seu aniversario pretende matar seu ex-melhor amigo e a si mesm,usando uma P-38 que foi de avô.

''Além da P-38 há outros quatro embrulhos,um para cada um dos meus amigos.Quero me despedir deles adequadamente.Quero dar para cada um algo,que os faça se lembrar de mim,que saibam que eu realmente me preocupo com eles e que lamento não ter sido mais do que fui-não poder ter continuado por perto-,e que o acontecera hoje não é culpa deles''
Quatro embrulhos,uma P-38 e uma duvida:Porque Herr Silverman,seu professor nunca arregaça a manga da camisa ou nunca usa camisa polo opcional as sexta-feiras ?


No livro é comum ver que sempre há algumas - quase sempres e grandes - notas de rodapé,que nos deixa a par de qualquer informação. Além de contar com as notas de rodapé, Leonard '' recebe'' algumas cartas do futuro,de sua futura mulher e ate mesmo de sua filha.


Com certeza é um livro envolvente, Mathew Quick conseguiu se superar após o lado bom da vida. Todos os personagens são bem marcantes, cada um com seu jeito peculiar de ser. Apenas um lado negativo:as vezes a narrativa é enjoativa, mas o livro ainda sim, é maravilhoso. E sim, o livro vai virar filme, e vai ser dirigido por Channing Tatum, mas ainda estão procurando roteiristas para o filme.



Após o sucesso de Perdão,Leonard Peacock,o autor resolveu escrever para si mesmo no passado:
Querido Matthew Quick de 17 anos,
Sou você (eu?) no futuro – aos 39 anos. É, 39! Só me permitiram escrever dois parágrafos então não posso explicar como esta carta do futuro é possível – droga, já gastei parte de um dos parágrafos com essa explicação. Você vai ficar bem. Vai deixar a infância para trás, virar um adulto, e no fim tudo vai dar certo. Você ainda fica deprimido às vezes e fica sozinho com alguma frequência. A maioria das pessoas não compreende essa sua necessidade de solidão e certas vezes seus sentimentos intensos provocam mal-entendidos, mas também criam arte. Você vai usar essas tempestades emocionais para escrever os livros que hoje publica. É, é isso mesmo. PUBLICA! No mundo inteiro. Você é um best-seller no New York Times e em listas internacionais. Hollywood adaptou seu primeiro romance em um filme vencedor do Oscar. É sério. Continue escrevendo! Continue se esforçando! E não escute as pessoas que dizem ser impossível ganhar a vida escrevendo ficção – que você vem do lado errado da cidade, da família errada, que não é inteligente o suficiente, que frequentou a escola errada. É tudo bobagem. Você vai brilhar.
Hoje, as pessoas o chamam de Q. Garotas de 14 anos lhe darão esse apelido. (Você foi técnico de futebol de garotas do Ensino Médio por cinco anos.) Você odiará ser chamado de Q no início, mas vai acabar levando numa boa. Você vai se tornar Q. Quando estiver ensinando literatura no colégio, você descobrirá quem realmente é, encontrará a sua voz. Vai virar uma nova pessoa. Q. E terá a melhor companheira no mundo para ajudá-lo nesse período de transição. O nome dela é Alicia. Você a chama de Al. Vocês vão se conhecer na faculdade. Ela é a melhor coisa que já lhe aconteceu. Vocês vivem em Massachusetts com uma fêmea de terrier escocês chamada Desi. Desi sobe na cama toda manhã e adormece em seu peito. Você adora Desi. Você escreve ficção o dia inteiro. Você ama escrever ficção, mesmo que seja muito difícil e nunca fique fácil. Você vai se esforçar muito para se tornar escritor, mas terá muita sorte de obter essa vida que aos 17 anos não acredita realmente ser possível – mas é possível, acredite em mim. Nós a estamos vivendo. 
Você ouve The Smiths o tempo todo agora, em 1991. Acha que o Morrissey é a única pessoa que o entende. Muitas vezes você vai até o riacho à noite e se senta sozinho no banco, observando o reflexo das luzes na água e sentindo-se vazio, solitário, confuso e talvez até um pouco condenado. Você fica preocupado, pensando que nunca ficará satisfeito, muito menos feliz, e remói esses sentimentos porque ainda não possui o vocabulário necessário para se expressar propriamente, e na sua vizinhança, sentimentos são tabu, especialmente para quem é homem. Você está escondendo sua melhor parte, porque o fizeram acreditar que isso não é viril. Aguente firme. Você vai se mudar dessa vizinhança. Conhecerá pessoas incríveis. Viajará para a África e até para a América do Sul! Vai se apaixonar loucamente por sua companheira de vida – a mulher que ficará sempre ao seu lado. E quando você finalmente escrever com honestidade sobre todas essas coisas revirando em seu peito, quando seus romances rodarem o planeta e outras pessoas reagirem a ele – muitas pessoas –, você saberá que não está sozinho, e que na verdade nunca esteve. 
Não tenho mais parágrafos. Já lhe dei um a mais (agora dois) do que me foi permitido. Você vai ficar bem. Às vezes, será difícil. Nem todos amarão seu trabalho. Amigos vão chegar e partir. Existirão haters – pessoas que desejarão seu fracasso. Mas você faz trilhas diariamente com sua esposa pela floresta, muitas vezes até o topo de uma pequena montanha da região, o que acalma sua mente e o faz se sentir saudável. Será o suficiente. Será lindo. Não desista de ficar por aqui. Você não vai querer perder isso. Acredite em mim.
Q (Você no futuro)
E voce? Já pensou em escrever cartas para si mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário